sábado, 21 de fevereiro de 2009

The Reader


Apesar de ser, indubitavelmente, um óptimo filme, faltou-lhe alguma coisa para me convencer. A realização de Stephen Daldry (Billy Elliott, As Horas) é irreprensível, a interpretação de Kate Winslet muitíssimo conviencente - embora não a tenha achado assim tão melhor que em Revolutionary Road - e o romance homónimo de Bernhard Schlink proporciona, de facto, um olhar completamente diferente sobre o Holocausto.

O conjunto, no entanto, não me encantou. Talvez tenha sido a obsessão para toda a vida que Michael desenvolve por Hanna, muito pouco plausível, quase patológica (embora reconheça que é o coração de toda a trama e que de relações normais está o mundo cheio, não suscitando interesse da parte de ninguém), talvez fosse o final, demasiado arrastado... ou talvez não fosse nada disto e tudo ao mesmo tempo.

Resumindo: achei um bom filme, mas dificilmente um filme brilhante.

8 comentários:

Cookie disse...

Depois de ter (finalmente) conseguido ir ver o Slumdog bilionaire, este é dos próximos que gostava de ver... apesar desta tua critica ao "não sei quê" que falta...
Sim, que a tua opinião é sem dúvida de ter em conta, que andas super actualizada.
Beijos
M.

Vespinha disse...

Pois eu achei que a obsessão que ele alimentou por ela foi reforçada precisamente quando, já estudante de Direito, descobriu o seu passado e compreendeu de que é que ela tinha vergonha (do analfabetismo, não do resto...).
Quanto ao final mais arrastado, foi precisamente do que mais gostei (chateou-me mais o início), da prova de amor dele ao gravar-lhe os livros para a aliviar da sua falta.
Estamos empatadas, tu gostaste de Revolutionary Road e não deste; eu ao contrário.

PS: Vi ontem «O Rapaz do Pijama às Riscas»... gostei muito, apesar de ser horrível. Ainda não arranjei coragem para escrever sobre ele...

Docinho disse...

É hoje que não dormes não é???

;o)))

beijo em êxtase

Mary disse...

Tambem eu ainda não arranjei coragem para ver O Rapaz do Pijama às Riscas... em contrapartida, já vi O Estranho Caso de Benjamin Button. E não percebi muito bem o porquê de tanta nomeação. Se calhar por o estilo fantástico/idílico ao jeito de Big Fish nunca ter merecido grande credibilidade... Mas logo conto-te tudo!

Mary disse...

Ooops... " nunca ME ter merecido tanta credibilidade", sorry!

Mary disse...

Docinho, adivinhaste!!! Não sei se vou conseguir, mas é claro que vou tentar! Vespinha, estás comigo?!

E o baby, novidades...?

Docinho disse...

Logo vi ;-)

Do baby tudo calmo... Está no quentinho e continua bem refastelado!!!

Eu aviso... Lol... Mas acho q ainda vai durar...

Beijo a sorrir***

M disse...

mary maria, vai haver postas em [ao] directo lg à noite? :P

bj meu

ps: tb n vi esse :P